domingo, 21 de julho de 2013

MAS NINGUÉM SABE O DIA, NEM A HORA...



"Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor? ou quem se fez seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Porque dele, e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém".
Romanos 11:33-36

"Mas, como está escrito: As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam. Porque Deus no-las revelou pelo seu Espírito; pois o Espírito esquadrinha todas as coisas, mesmos as profundezas de Deus. Pois, qual dos homens entende as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? assim também as coisas de Deus, ninguém as compreendeu, senão o Espírito de Deus. Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, mas sim o Espírito que provém de Deus, a fim de compreendermos as coisas que nos foram dadas gratuitamente por Deus; as quais também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito Santo, comparando coisas espirituais com espirituais. Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, enquanto ele por ninguém é discernido. Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo".
I Coríntios 2:9-16

Estou "repaginando" um post de uns dois anos atrás, pois preciso tratar deste tema...
Hoje fiquei muito tempo finalizando um post novo no outro Blog do Vinho Novo, e isso me consumiu mais tempo...
A questão do texto aqui, é que cada vez mais encontro pessoas que ou nem conhecem a Bíblia, ou não gastam tanto tempo quanto eu gasto estudando sobre o tema do Arrebatamento da Noiva, da Igreja, da gloriosa volta de Jesus, e do fim do mundo como o conhecemos...
A título de ilustração, eu diria que existem pessoas que sabem de cor dois "versículos" muito famosos:
"Aos mil chegará, mas de dois mil não passará"...
e
"Deus deu a vida para cada um cuidar da sua".
Sim, você que conhece um pouco mais da Bíblia sabe: estes versículos não existem!
Mas muita gente séria e sincera, que nunca leu Palavra de Deus, insiste em dizer que são textos bíblicos...
Lamentável perceber que muitas pessoas que nunca se deram ao trabalho de ler a Bíblia, ou de pelo menos tentar ler, insistem em dizer que é um livro difícil, que tem contradições, que tem falhas, que até existem determinados conceitos que eles acreditam ser bíblicos, mas nunca foram... enfim, uma tremenda confusão.
Alienação.
Pior, pois baseiam sua vida e esperança em vários outros apoios falsos, mas nunca se achegam para a verdadeira Rocha Eterna, Jesus, revelado na Palavra.
Ele, o próprio Verbo.
E tais pessoas nunca chegam ao conhecimento da verdade, pois se apoiam em mentiras.
O mesmo acontece com irmãos (espero que sejam mesmo) que, quando falamos acerca dos últimos dias, repetem a frase título deste post, quase que como um mantra, "ninguém sabe o dia nem a hora", com uma tremenda cara de conteúdo, e fazendo força para parecer alguém que realmente conhece as Escrituras...
Mas, com todo o respeito, diria que falta um pouco mais de atenção a outros textos!
Eu passei a fazer algumas perguntas quando encontro pessoas que dizem tal frase.
Se for o seu caso, responda, sinceramente, para você mesmo:

1. Você sabe, pelo menos, em qual lugar da Bíblia está esta frase?
2. Você sabe quem disse isso?
3. Você sabe em que contexto isso foi dito?

Se você conhece um pouco de Bíblia, sabe que o Autor da frase é Jesus!
Sim, foi Ele quem disse isso.
Mas, de uma forma impressionante, o diabo conseguiu torcer esta frase de Jesus de tal forma, que passou a afastar cristãos de amar a Sua vinda.
Pensando, sinceramente, saber o que estão dizendo!
E, por este motivo, correm o risco de não estarem prontos naquele Dia.
E por este motivo, muitos abraçam, de forma arriscada, um limite de mundanismo e apostasia...
E, por este motivo, entre outros, perdem o acesso a um dos galardões prometidos aos fiéis...
Sim!
Sabia que há uma coroa especial para os que amam a vinda de Jesus?
Prometida pelo Senhor Jesus a Paulo, e a todos quantos quiserem?

"Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda".
II Timóteo 4:8

Mas... espere um pouco!
Uma coroa para os que amam a Sua vinda...
Estranho...
A instrução de Jesus não é para não se preocupar com isso, e nem mesmo esperar?
Por que será "de repente"?
Inesperada?
Assim sendo, se não precisamos nem mesmo demonstrar interesse em acompanhar os sinais que Ele mesmo disse que aconteceriam, como vamos demonstrar que amamos a Sua vinda?
Se ficamos até mesmo indiferentes a tudo o que está acontecendo?
Mas se há uma coroa para os que amam a Sua vinda, não deveríamos estar atentos a tudo o que diga respeito aos sinais que ele nos ensinou?
Bem, parece que algo não encaixa muito bem...
Ainda mais, quando tropeçamos com textos como este:

"Assim também vós, quando virdes sucederem essas coisas, sabei que ele está próximo, mesmo às portas. Em verdade vos digo que não passará esta geração, até que todas essas coisas aconteçam".
Marcos 13:29-30

"Quando virdes"!
Jesus deu uma série de sinais que deveriam ser observados.
No céu, na terra, na política, na economia.
Na igreja, na ciência, na tecnologia, nos tempos.
Que apontarão que Ele está às portas!!!
Mas... "ninguém sabe o dia nem a hora"...
Fascinante, não é mesmo?
Veja este ainda:

... "não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia. Porque se voluntariamente continuarmos no pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, mas uma expectação terrível de juízo, e um ardor de fogo que há de devorar os adversários".
Hebreus 10:25-27

Responda-me por favor!!
Como vamos ver que vai se aproximando aquele dia SE ninguém sabe o dia?
Pelo amor de Deus!
E ainda mais...
E talvez, agora, eu consiga começar a responder a todas estas perguntas...
E, talvez, espero, alguns de vocês venham a ficar sinceramente preocupados...

"Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que aquele dia, como ladrão, vos surpreenda; porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas; não durmamos, pois, como os demais, antes vigiemos e sejamos sóbrios. Porque os que dormem, dormem de noite, e os que se embriagam, embriagam-se de noite; mas nós, porque somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação; porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançarmos a salvação por nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com ele".
I Tessalonicenses 5:4-10

Ah!
Agora as coisas começam a ficar mais claras...
Começamos a ter dois tipos de pessoas...
As que estão na luz, e as que estão nas trevas.
De um lado, as que vigiam e são sóbrias...
De outro, as que não vigiam, e dormem...
Veja ainda este próximo texto em que, me parece, alguém não saber e não esperar o dia será uma coisa terrível:

"Mas se aquele outro, o mau servo, disser no seu coração: Meu senhor tarda em vir, e começar a espancar os seus conservos, e a comer e beber com os ébrios, virá o senhor daquele servo, num dia em que não o espera, e numa hora de que não sabe, e cortá-lo-á pelo meio, e lhe dará a sua parte com os hipócritas; ali haverá choro e ranger de dentes".
Mateus 24:48-51

E sim, um último texto:

"Lembra-te, portanto, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. Pois se não vigiares, virei como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei".
Apocalipse 3:3

Não sei qual a sua linha escatológica ou profética, mas Jesus, neste texto, está falando com uma igreja...
E veja que não é com a de Laodicéia, mas sim, com a de Sardes!
E, pelo tom da Sua voz, Sua vinda para quem não vigia, não me parece ser uma coisa boa.
Pelo menos, é como entendo, principalmente à luz de todos os versículos anteriores.
Bem meus queridos...
Confesso que após anos e anos de estudo bíblico sobre a doutrina dos últimos dias, nunca vivi um período tão possível para o encontro pessoal com Jesus nos ares, como nos dias em que estamos vivendo.
Não, não é possível marcar o dia da vinda do Senhor Jesus para arrebatar Sua Igreja.
Critiquei aquele grupo que marcou o fim do mundo para 21 de maio de 2011, por que não havia base bíblica para se marcar o fim do mundo. Pode procurar nos posts mais antigos se for de seu interesse.
Critico, também, quem quer que seja que diga para pessoas venderem seus bens e darem para pastores e líderes pregarem o evangelho por que estamos no fim mesmo... Como também já escrevi antes.
Critico quem prega para pessoas pararem com suas vidas, e ficarem contemplativas aguardando o "Glorioso aparecimento de Jesus" nas nuvens para buscar Sua Noiva...
Devemos continuar ativos até o último momento. E pregando...
Sim, não posso marcar datas...
Mas posso e devo tentar discernir o período do arrebatamento.
Os tempos.
A proximidade...
Até que "vejamos o dia se aproximando"!
E isso é bíblico!
E temos exemplos!
Enoque, Elias, Noé e Ló.
Embora quanto a Enoque, que foi arrebatado, não tenhamos base bíblica com a informação de se ele sabia ou não quando seria retirado, sabemos que ele andou "tanto" com Deus, que o Senhor o tomou para si...
Mas fomos informados que Elias sabia que estava às portas de ser retirado, e que Eliseu, que andava com ele, sabia que ia ficar e estava ciente de que Elias seria arrebatado.
Aliás, os profetas que eles encontraram pelo caminho também sabiam que Elias subiria.
Por que Deus diz que jamais fará alguma coisa na terra sem avisar seus servos os profetas!
Se tomarmos ainda os tipos bíblicos de arrebatamento pelas palavras do próprio Jesus, Noé e Ló, poderemos ver que Noé soube, com pelo menos 7 dias de antecedência que viria o dilúvio. Soube por que entrou na arca, e esta permaneceu aberta ainda por 7 dias, até que Deus fechou a porta (Gênesis 7:10).
Na verdade, Noé soube ainda antes, quando acabou a construção da arca.
Já Ló soube apenas um dia antes...
Embora ele seja um tipo de um crente bem carnal... que morava às portas de Sodoma.
Nem lá, nem cá.
No muro...
Por isso creio que ele é um tipo do segundo arrebatamento.
Se você já leu um pouco do que penso, creio em dois arrebatamentos: o primeiro, da Noiva, no início das dores. O segundo, da Igreja, antes da Ira.
Se quiser, procure no tag arrebatamento, aqui no BLOG, e leia este estudo.
Portanto, todos os personagens bíblicos souberam acerca de algo que iria ocorrer em muito breve.
Eventos espetaculares.
Únicos.
Imperdíveis...
Mas... os demais parentes de Noé, excetuando-se sua esposa, filhos e noras, pereceram.
Assim como todos que viviam à volta, e todos que souberam da arca, embora ele tenha pregado ao longo de anos que o dilúvio viria.
Mas puderam levar tudo o que tinham. Estavam preparados. Não perderam nada.
A família de Ló quase que totalmente também pereceu em Sodoma e Gomorra.
Estavam despreparados. Perderam tudo. Saíram só com a roupa do corpo.
Mas, agora, considere comigo este grupo de pessoas que viviam em torno de Noé, e de Ló, excetuando-se os que foram salvos com eles...
Este grupo estava tão perto da única oportunidade de salvação...
Mas estavam, também, tão longe...
Bem, você já entendeu meu ponto.
Este tempo em que vivemos está reunindo o maior conteúdo de dados proféticos que eu já vi até agora, desde que estudo com mais intensidade a profecia bíblica.
E isso faz mais de vinte anos.
De uma forma mais aguda, sete anos.
De uma maneira quase que diária, desde o início do Blog, em janeiro de 2010.
Tenho encontrado tanta gente sincera, desejando a vinda de Jesus.
Tantos amando a Sua vinda!
Que alegria!
Mas também recebo e-mails de gente me criticando, dizendo que eu não podia marcar datas...
E veja, eu não marquei datas.
Estou apontando um período especial, a ser observado.
Não, eu não creio que sei tudo.
Nunca digo aqui, SERÁ ASSIM, ou DEUS ME REVELOU QUE SERÁ ASSIM.
Eu apenas publico o que creio, avalio o que leio, e proponho ideias para sua reflexão.
Sempre os exorto a que formem as suas próprias opiniões sobre o cenário dos últimos dias.
Creio que somos a última geração, pois somos aquela que viu a Figueira florescer...
Israel que ficou dispersa centenas de anos, voltou a ser nação em 1948!
Isso nunca aconteceu na história da humanidade, mas Deus havia dado esta profecia...
Mas o que eu tenho feito é exortar aos meus leitores que vigiassem.
Já disse inclusive que vigiar não tem qualquer contra indicação, caso não aconteça nada nos próximos meses...
Mas, principalmente, encontro tanta gente dizendo: "Haroldo, ninguém sabe o dia nem a hora"...
Tantos não amando Sua vinda...
Que pena!
Bem, amigos, com todo o respeito, e com muito temor, digo a alto e bom som: SIM, EU CREIO QUE VAMOS SABER O DIA E A HORA!
Um pouco antes...
Creio eu, em breve.
Os que não querem acompanhar um conteúdo cuja única razão de ser é buscar analisar tudo o que acontece à nossa volta que aponta para o fato de que estamos perto estamos do dia e da hora, do arrebatamento da Noiva e do fim dos dias, por favor, não passem por aqui.
Já disse anteriormente, não leiam mais este BLOG!
Existem milhões de sites na internet para navegar...
Mas não adianta ficarem me dizendo para mudar de ideia.
Não vou mudar.
Não percam tempo.
Mas quanto a você, que ama a vinda do Senhor, e que crê que Ele quer revelar esta data para os que vigiam...
Que quer estar preparado...
Vou estar por aqui.
Compartilhando tudo o que eu encontrar que nos ajude considerar que o dia se aproxima
Compartilhando tudo o que eu encontrar que nos ajude a estarmos preparados.
Enquanto o Senhor me permitir.
Quero persistir em tentar discernir os tempos e as épocas.
Analisando os sinais...
No céu, na terra, na política, na economia.
Na igreja, na ciência, na tecnologia, nos tempos.
Que já apontam que Ele está às portas!!!
Que Deus nos ajude.
Veja os sinais! (... que continuam visíveis cada dia mais...)

SHALOM!

Haroldo Maranhão

4 comentários:

  1. Conheci o blog na data 02/01/2017; e venho testificar que o Senhor tem levantado o remanescente fiel. Partilho da mesma linha de raciocínio do irmão e que possamos propagar o genuíno evangelho, nos exortando, admoestando com amor. Minhas esperançosa fé é firmada propriamente na palavra e sei que o Espírito Santo não nos deixa enganados; meio a críticas, perseguidores, permaneça ancorado em Cristo e sensível a sua voz! Deus abençoe e permaneça na Paz do Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  2. Comecei pesquisando o tema no final de dezembro de 2016; hoje, 06/01/2017, cheguei neste blog, que já havia publicado a mesma informação de vídeos do youtube de 2016, só que desde 2010! Vou continuar pesquisando neste blogo, que aliás a leitura é muito boa, deleitável! Deus abençoe grandemente!

    ResponderExcluir
  3. afee! achei mais um que pensa como eu! mas não, graças a mim, mas aos estudos que alguns homens de Deus, inclusive você têm feito pra nós. Deixei de pensar como pensava e estou de "pensamento novo". Acredito piamente que saberemos sim, o dia e ahora. basta ficarmos atentos! Deus te abençoe. Vou voltar de novo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fico feliz que "achei mais uma", Helena.
      Sim, vamos estudar e acompanhar, pois saberemos antes..
      Deus abençoe!

      Haroldo Maranhão

      Excluir